Empresas de petróleo enfrentam dificuldades para contratar pessoal especializado
Além do conhecimento geral da profissão proporcionado pelas universidades, engenheiros formados e futuros engenheiros fazem cursos voltados para as práticas exigidas pelo mercado.
É o caso do engenheiro Eduardo Jorge. Ele trabalhava como autônomo na parte de engenharia de automação mas decidiu que precisava redirecionar a sua carreira. “Queria trabalhar com petróleo e gás, que são áreas que estão em alta no mercado atualmente”, afirma Jorge, de 48 anos. Em 2008, ele foi aprovado no curso de engenharia de condicionamento do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp), um programa do governo federal coordenado pela Petrobras.
A formação abriu muitas portas para ele. “Trabalhei por 15 meses na Transpetro, em Osório (RS), e atualmente eu trabalho na Usina Termoelétrica Sepe Tiaraju, da Petrobras, em Canoas (RS)."
O engenheiro considera os cursos de qualificação essenciais para se conhecer melhor as possibilidades de trabalho. “Na universidade você vê muita coisa, mas não tem contato com a parte específica de determinada área”, diz Jorge, formado pela PUC-RS em 1987. “As empresas têm carência de mão de obra especializada, e nestes cursos a gente vê que existem oportunidades em determinadas áreas que podem ser aproveitadas.”
Força e controle
Maria Cristina Soares Martins, coordenadora de execução de cursos no Cefet-RJ, diz que as profissões hoje exigem muito mais do que um título, requerem formação específica. "Hoje não adianta só ser engenheiro. As empresas perguntam: 'Você é engenheiro de quê?", destaca. "Após a universidade, o profissional vai precisar fazer alguma coisa para ser inserido no mercado de trabalho. Os alunos que fazem estes cursos de qualificação ficam um passo à frente dos demais."
Quanto à demanda futura por mão de obra da indústria nacional de petróleo e gás, com a implementação dos empreendimentos do setor no Brasil, a previsão até 2015 é de que a necessidade de qualificação adicional seja de 212.600 pessoas.
MBA Executivo em Gestão em Petróleo e Gás
Pós-graduação à distância do Instituto Prominas é destinada a todos os profissionais que atuam ou querem atuar em exploração e produção de petróleo e gás.
O país possui um mercado imenso de atuação, principalmente com as descobertas do pré-sal e existe uma defasagem de engenheiros e profissionais capacitados para atuar na área. O curso On-line possibilita que os alunos atinjam essa formação, sejam eles de qualquer lugar do Brasil
O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e o aluno que apresentar o certificado é considerado pós-graduado quando o concurso público tiver prova de títulos.
Informações sobre o curso: http://www.ucamprominas.com.br/cursos/pos-graduacao/mba-executivo-em-gestao-em-petroleo-e-gas-
Nenhum comentário:
Postar um comentário